<< FRETE GRÁTIS PARA COMPRAS ACIMA DE R$ 300 >> << ENTREGAMOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL >>

Blog

Representatividade importa: entenda por que isso é tão importante para as nossas crianças.

Representatividade importa: entenda por que isso é tão importante para as nossas crianças.


O filme Red Sparrow traz Jennifer Lawrence num papel tipicamente masculino, o de James Bond: um agente de inteligência militar, sedutor, inteligente, forte, a la 007. Ela é torturada, testada, ameaçada... e resiste. Ela acha uma saída surpreendente pra situação, e vence. 


Fui dormir cedo pensando na resiliência, na força de guerreira e com vontade de malhar, correr, ganhar, resistir. Eu como mulher branca de 30 anos, me vi nela, e uma parte da personagem dele ecoou em mim. Outro dia, assistindo o Canal Off, conheci a Karina Oliane. Ela estava escalando o Everest, pela face norte, que é a mais difícil. Descobri que ela foi a primeira mulher sul americana a escalar a montanha pela face norte, tendo encontrado corpos congelados pelo caminho, teve tosse,queimaduras causadas pelo frio de -35ºC, e muitos outros desafios. Comecei a talvez considerar a possibilidade de fazer isso um dia, algo que nunca tinha me ocorrido. Por que? Porque ver duas mulheres parecidas comigo realizando coisas incríveis me fez acreditar que eu também poderia realizar, me inspirou.


A falta de modelos aspiracionais impacta a identidade de uma pessoa desde a infância. Recentemente as mídias foram tomadas de posts da atriz Giovanna Ewbank reclamando da falta de bonecas negras em lojas de brinquedos. Ela tem uma filha negra, e ficou chocada após rodar muitas lojas até achar uma boneca com a qual a filha se identificasse, afinal ela entende que isso pode prejudicar o aprendizado das crianças sobre a própria identidade. E sim, prejudica mesmo gentcheee!


De acordo com um estudo de 2012, assistir televisão aumenta a autoestima de meninos brancos ao mesmo tempo que diminui a de meninos negros e de meninas brancas e negras: as pesquisadoras identificaram que tanto a ausência desses grupos nas telas, como os estereótipos negativos com os quais eles são frequentemente representados são os responsáveis por esse resultado. Garotos brancos não enfrentam esse tipo de problema, já que tendem a aparecer em posições de poder e prestígio, com namoradas/esposas maravilhosas e/ou até como super-heróis. Não é difícil perceber que crianças são impressionáveis principalmente, com mídias, tvs, propagandas, filmes e etc.


Representatividade não é somente sobre poder ou não ser diretora, presidente, espiã russa, piloto da NASA. Tem a ver com querer ser, e conseguir se imaginar nesse papel de maneira aspiracional. A falta de representatividade explica parte do problema de muitas mulheres engenheiras e programadoras desistirem da carreira, de não termos muitas senadoras e deputadas tomando decisões para o país. 


Afinal, como uma pequena menina pode sonhar em ser CEO ou astronauta se todos os CEOs e astronautas que ela já viu na vida são homens? E como um menino negro enxerga o seu futuro se a maioria dos papéis de negros na Tv são como escravos, empregados, traficantes ou criminosos? Representatividade importa e dita os sonhos das nossas crianças.


#representatividade #feminismoliberal #racismo #feminismo #chafeminista #thefeministtea #representatividadenegra #representatividadefeminina #sagradofeminino #igualdadedegenero #genero #empoderamento #feminismosplurais

Tag:

Postagem mais antiga
Postagem mais recente