Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com

O que é e por que devemos apoiar a casa de Arte Yawanawá


Hoje vamos falar sobre o projeto da Casa de Arte Yawanawá que será um espaço na floresta para imersão artística e espiritual, fortalecendo os saberes Yawanawá e os intercâmbios culturais.

O objetivo do projeto é a construção de um Centro de Arte e Espiritualidade na Terra Indígena Yawanawá do Rio Gregório, no Acre, sendo um espaço de valorização e incentivo às práticas e conhecimentos artísticos e espirituais do povo Yawanawá.

Hushahu Yawanawá é uma mulher indígena que em 2005, aos 25 anos de idade, decidiu romper um tabu na tradição de seu povo e protagonizou, junto com sua irmã, uma revolução das mulheres em sua aldeia, na cabeceira do Rio Gregório, no Acre. Até aquele momento nenhuma mulher havia feito a dieta de um ano de isolamento para formação xamânica e acesso aos saberes dos espíritos da floresta.

Buscando diretamente os ensinamentos dos últimos pajés anciões da aldeia, Hushahu se tornou uma referência nos conhecimentos espirituais e artísticos Yawanawá, num momento em que seu povo passava por processos de enfraquecimento das práticas tradicionais, devido à forte influência missionária na terra indígena.

E, essa casa-ateliê será coordenada por Hushahu que realizará aulas e oficinas com mulheres e homens de sua comunidade.

Além dos espaços comuns de convivência e criação, haverá espaços para hospedagem possibilitando a recepção de pessoas e grupos indígenas e não indígenas de outras regiões para vivências e estudos artísticos e espirituais.

A construção desse espaço vai trazer sustentação estrutural para o trabalho espiritual, proporcionando com que diversas atividades de valorização cultural aconteçam, fortalecendo a comunidade, a espiritualidade e o processo de criação artística do povo Yawanawá.

Esse projeto, apoiará ainda formas de sustentabilidade da comunidade por meio dos intercâmbios culturais constituindo um amplo espaço de estudos e aprofundamento espiritual onde as pessoas de outras regiões serão recebidas para inspirar-se na força das mulheres e homens yawanawá, aprendendo e trocando saberes.

Para saber mais do projeto, fazer doações e etc, deixamos em anexo o link do site Casa de Arte Yawanawá: