Sororidade é o que há!


Mana, antes da gente entender o que é sororidade, é importante pensarmos sobre rivalidade feminina. Eu lembro, que na época do meu colegial, quando feminismo não era conhecido por mim e pela maioria das pessoas que eu convivia, olhar torto pra uma menina que havia beijado o crush de uma amiga sua era normal, era como uma ação inconsciente, tão natural, que só tempos depois comecei a me questionar o porquê daquilo ser errado.

Rivalidade feminina é isso: o impulso de competir com outra mulher que a sociedade patriarcal cria e estimula em nós mulheres. E isso fortalece os homens, uma vez que contribui para manutenção do poder masculino!

E como disse Letícia Bahia, - psicóloga que estuda questões relacionadas a gênero - em seu texto no livro “Você já é Feminista!”: “ Se o patriarcado quer

dividir para conquistar, o feminismo crava que a união faz a força”.

É aí que começamos a entender o que é sororidade. Sororidade é ter empatia com a mulher do seu lado, é cooperar ao invés de competir. É uma aliança feminista entre, nós, mulheres!

Ela é importante para nos fortalecermos perante as inúmeras desigualdades que ainda sofremos. E eu sei, mana, que ela não é tão simples assim de ser executada: é um exercício diário de compaixão que requer um olhar para o outro.

Mas, como diria a maravilhosa Babi Souza, vamos juntas?

#sororidade #feminismoliberal #feministtea #thefeministtea #feminismosplurais #chafeminista #chasespeciais #cháfeminista #mulheresinspiradoras #estamosjuntas #girlpower

Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com