Cuidado com o machismo disfarçado de amor


Existe aquele comportamento machista óbvio, agressivo e violento mas também existe um machismo sutil praticado tanto por homens quanto mulheres. Já parou pra ver o machismos disfarçado no nosso dia a dia?

Alguns pensamentos, crenças e atitudes que nutrimos na nossa sociedade têm uma raiz machista que acaba reforçando a estrutura patriarcal de dominação e submissão da mulher.

Sabe do que estamos falando? Do namorado que diz que você não pode usar saia curta porque te acha mais bonita, “mais elegante” e “princesa” quando você está com roupas super fechadas. O marido que “deixa” você fazer personal desde que seja mulher porque ele é inseguro e prefere te ter sob controle (mesmo que a insegurança dele seja problema dele, não seu). O pai que não deixa a filha sair pra bailes porque quer “proteger” a filha inocente como se ela não soubesse decidir por si. O irmão que não quer que você namore ninguém, transe com ninguém e vive te limitando para impor que você não tem bom senso e ele é quem “realmente sabe” o que é bom pra você. Um amigo que fica te zuando para você não comer, para não engordar “para o seu bem” reduzindo sua existência de mulher ao seu peso e corpo.

É claro que existe amor em muitos relacionamentos de pais, maridos, namorados e irmãos. Mas muitas vezes também existe um machismo inconsciente e meio indefeso, mas que acaba te colocando num papel inferior de mulher sem bom senso, ou boba, ou infantil, ou vadia... todos esses argumentos de proteção na verdade defendem que você não pode decidir por si mesma e que um homem é que tem que decidir sua vida.

Nosso desafio é ficar atenta pra tomar consciência e rever esses padrões em nossos relacionamentos. Uma mulher deve decidir sua própria vida, corpo, parceiro, exercício físico, dieta e etc.... O machismo é estrutural e esta em diversos âmbitos da sociedade, às vezes de um jeito mais claro, às vezes de um jeito disfarçado. Comece por você, reveja suas crenças!!!!

Machismo disfarçado ainda é machismo miga!!


Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com