Motivos Pelos Quais Eu Devo Aplicar A Sororidade Na Minha Vida


Essa palavra tem sido muito pesquisada e discutida recentemente, mas você realmente sabe o que significa: sororidade? ‘’Soror’’ em latim significa irmã, relacionando assim a irmandade entre as mulheres. Para que possamos empoderar umas às outras, para que mulheres com privilégios se sentirem tentadas a serem empáticas e ajudar as marginalizadas, para que haja harmonia entre as mulheres, para promover os serviços realizados por mulheres. No dia-a-dia quando a sororidade está presente, as mulheres conseguem ter mais voz. Quando a sororidade deixa de ser uma palavra e passa a ser de fato uma ação, ela gera a diminuição do preconceito que uma mulher pode ter com a outra, além de gerar transformações sociais e pessoais.

Mas porque eu faria isso se ninguém nunca foi legal comigo? Para se ter um início, alguém precisa começar! Ser empática e ter sororidade não é algo fácil e pode ser que os resultados dessa prática demorem a chegar, mas se colocar na situação de outra mulher e estar disposta a ajudá-la não é algo que esperamos que você consiga fazer do dia para a noite, mas deixamos um convite à reflexão: “Por que não?” De acordo com a filósofa e escritora Márcia Tiburi, a sororidade se relaciona com questões políticas e éticas, que quando entendidas, podem gerar a diminuição do preconceito entre mulheres.

Ao ser empática, deixando de fazer julgamentos com base em suposições e se colocando no lugar de outra pessoa, já se começa a caminhar rumo a sororidade. Ao incluir essa prática nos seus hábitos, verá que uma corrente do bem será criada, as mulheres irão sofrer menos, serão menos cruéis umas com as outras e você poderá ver os reflexos dessas mudanças positivas ao seu redor.

‘’Sozinha minha voz é apenas uma voz’’ - Malala Yousafzai

Existem muitos motivos para acreditar que um mundo mais empático seria melhor pra todas. Primeiro porque devemos quebrar o esteriótipo de rivalidade entre mulheres que desde sempre existe, segundo porque todas queremos viver num mundo de mais harmonia, e terceiro porque com a união entre mulheres nos mais diversos temas como maternidade, sexualidade etc, conseguiremos desfrutar do poder e dos benefícios de um ambiente mais saudável, e esse tema pode ser visto com mais profundidade no livro Círculos de mulheres: as novas irmandades das autoras Cristina Balieiro e Beatriz Del Picchia.

Sabemos que não é fácil, afinal fomos ensinadas a competir entre si por beleza, pela atenção de homens, por oportunidades… Mas tente! Reflita! Repense! Como???? Algumas dicas são: Não julgue outra mulher, escute as histórias de mulheres diferentes de você, apoie os negócios de mulheres, ajude uma mãe, dê likes, compartilhe e reconheça os trabalhos e de mulheres, compre e pague o trabalho de mulheres, elogie as mulheres por sua competência, inteligência, habilidades e não só a roupa que ela usa, dê valor as mulheres, como já dito pela maravilhosa Madeleine K. Albright “Há um lugar especial no inferno para as mulheres que não ajudam outras mulheres.’’

#sororidade #feminismo #feminista #mulher #amizade #força #luta

Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com