Dicas de uma mulher para a outra sobre autocuidado


Mana, a gente sabe que nas batalhas diárias a gente acaba esquecendo de cuidar de quem mais importa: Você mesma. O Organização Mundial da Saúde (OMS) define Saúde como um estado de bem estar completo físico, mental e social e não somente como a ausência de uma doença ou enfermidade. Sabe o que isso significa, flor? Que você precisa cuidar ativamente da sua mente, seu círculo social e do seu corpo ao mesmo tempo. Não adianta ir na academia todo dia e não zelar pela sua saúde mental. Você não deve só sair com as amigas todas as noites e dormir mal a semana inteira. Você não pode só focar numa alimentação excelente, ser rata de academia mas deixar todos os seus relacionamento de lado. Tudo é um equilíbrio. (Nome da obra: Special Care - Artista: Michael Orwick)

O autocuidado pode ser desde uma coisa básica como manter a higiene e nutrição até uma coisa que muitos deixam de lado, como empoderamento pessoal e treinamento emocional.

Sabendo que não sou psicóloga, médica ou especialista, vou dar algumas dicas de como praticar autocuidado no seu dia a dia usando como base as experiências do nosso time aqui:

1) Alimentação

Mana, aquele rolê de “Você é o que você come” é muito verdade! Se alimente bem, coma frutas, coma verduras, se alimente nos horários certos para você. Além de você ficar com o sistema imunológico mais forte, combatendo doenças de maneira mais fácil, você vai ter mais energia e disposição para fazer outras atividades no seu dia a dia! Você vai ver que comer bem sai até mais barato do que comer fora porcarias todos os dias.

2) Exercício

“Ai, eu odeeeeeeio academia”

Eu também odeio academia mais que tudo nessa vida! Mas hoje em dia temos uma variedade tão grande de esportes e atividades para serem feitas, muitas delas de graça, e exercício produz endorfina, a química que deixa a gente bem! Eu duvido você não achar algo que é a sua cara! Gata, vai fazer poledance, vai nadar em um clube municipal, vai dançar, caminhar na rua, praticar yoga em casa! Tantas atividades gostosas para fazer! Aproveite para fazer essas atividades ouvindo as nossas playlists maravilhosas do Deezer e do Spotify: TheFeministTrack e TheFeministBlack<3. Hehe

3) Treinamento Emocional

Essa é uma das partes mais difíceis de se cuidar. As nossas emoções afetam diretamente a nossa saúde. Algumas funções fisiológicas e imunológicas são reduzidas sob estresse contínuo. Sabemos que é impossível ficar totalmente longe do estresse no nosso dia a dia, mas nós precisamos aprender a lidar com ele, ter mecanismos conscientes para lidar melhor com situações estressantes. Terapia é uma ótima jornada para treinamento emocional! Colocar na sua rotina atividades mais leves e desestressantes também ajudam a olhar o mundo de maneira mais positiva. Você precisa ter alguma válvula para sair do estresse do cotidiano!

4) Durma e durma bem

É recomendado para um adulto dormir entre 6 e 8 horas todos os dias. Tente se organizar na sua rotina para ir dormir sempre na mesma hora. Tome um chá relaxante (tipo nosso chá Simone ou o Virginia, ambos são ótimos para tomar à noite), desligue todas as luzes (incluindo televisões) e tire o som do celular. Uma boa noite de sono faz com que tenha mais disposição para conseguir voltar à luta na manhã seguinte.

5) Tenha tempo para você mesma

Essa é a dica que eu acho a mais importante de todas. Você precisa separar um horário toda semana para uma reunião de você com você mesma! Use esse tempo para cuidar da pele, ler aquele livro dahora, ficar no solzinho olhando a natureza enquanto toma um chá delícia. Se você mesma não der tempo para você, quem mais vai dar? Conforme vai vivenciando esses momentos exclusivos seus, vai ver o quanto eles aumentam sua paz interior e isso reflete nas outras áreas do seu dia a dia.

E você? Já refletiu sobre como pratica autoamor e autocuidado na sua vida cotidiana?

#autocuidado #autoamor #feminismo #feminista #feminist #chá #bodypositive

Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com