Saia do automático: conheça as opções para ter um ciclo mais sustentável


O tempo passa e muitas meninas tem falado sobre novas alternativas para um ciclo menstrual mais natural e assim, algumas opções foram surgindo. Miga, você sabia que os absorventes comuns são feitos com muitas substâncias químicas que podem gerar além de desconfortos, problemas ainda maiores para a saúde da vagina e do planeta? Durante todos os nossos anos reprodutivos, temos cerca de 400 ciclos menstruais, gerando cerca de 134 kg de lixo não reciclável. A cada 10 anos, uma mulher pode gastar até DOIS MIL REAIS só com absorventes que em seguida serão descartadas no lixo, isso mesmo, o dinheiro investido também vai pro lixo, miga, vamos refletir sobre isso?

Ainda bem que temos alternativas lindas hoje em dia: como a calcinha absorvente, o coletor menstrual e os absorventes reutilizáveis!

Existem diversas marcas e modelos de calcinhas absorventes disponíveis no mercado. . Por ser um uma opção que é externa, muitas meninas tem se interessado por essas calcinhas, optando assim pela praticidade e pelo conforto. A pergunta que não quer calar é: vaza? As empresas garantem que não, se o uso for de acordo com as instruções. Um problema em relação ao uso dessas calcinhas é que apenas uma, não é o suficiente para a menina usar durante todo o ciclo, nesse caso são necessárias pelo menos três, sendo que cada uma é 75 reais, beeeeeeem melhor do que os descartáveis né mana? Elas duram em torno de 50 lavagens, cerca de dois anos, gerando assim um impacto ambiental muito menor em relação aos absorventes comuns, é uma boa opção né?

Outra opção que está super em alta são os coletores menstruais, esses copinhos são feitos de silicone medicinal e são hipoalergênicos. É uma opção parecida com o absorvente interno, e por ser colocado dentro do canal vaginal, algumas meninas sentem receio ou dificuldade de lidar com esse método. Porém é um método eficaz, confortável e sustentável, não gera lixo entre os ciclos e pode ser utilizado o mesmo coletor durante toda o ciclo menstrual da mulher, o esquema é: usar, tirar, descartar o sangue (já pensou em plantar sua lua?), lavar de acordo com as instruções do fabricante e utilizar novamente, lembrando que entre um ciclo e outro é necessário ferver seu coletor e ele estará prontinho para ser utilizado novamente. Eu uso e amo, até esqueço que estou menstruada! Confesso que no começo passei uns perrengues até conseguir colocar certinho, mas hoje em dia eu amo e não fico sem. Ele custa 70 reais e dura até 10 anos, mana, olha essa economia!

Os absorventes reutilizáveis, são aqueles que são feitos de pano e podem ser reutilizados por diversos ciclos diminuindo também o impacto ambiental. São parecidos com os absorventes comuns, porém são feitos de pano, dessa forma podem ser lavados e reutilizados várias vezes. É externo, então pras meninas que não gostam de nada dentro do canal vaginal, é uma boa opção. Esse na verdade, é o mais parecido com o descartável e que deve gerar menos estranhamento né? Vale lembrar que é necessário mais do que um por ciclo, e cada um custa cerca de 25 reais, ainda sim, muito mais baratos que o absorvente descartável, já que duram até 6 anos.

Vale lembrar que essa adaptação não é necessariamente fácil ou linda. Eu entendo que pode causar desconforto para algumas meninas e até mesmo um estranhamento, mas é super válida a tentativa mana! Além de economizar muito e ajudar o meio ambiente, vc vai se sentir melhor, vai por mim!

Então mana, são muitas opções que vão do mais prático ao mais barato, você só tem que ver qual te traz melhor custo benefício e ajuda mais nosso planeta com a diminuição da quantidade de lixo por ai, vamos combinar que vai refletir sobre isso? As meninas do time TFT usam e adoram! Umas usam a calcinha e outras usam o coletor. Conta pra gente se você já usa algum desses métodos e se gosta.

Marca a amiga que precisa economizar E BORA FAZER UMA REVOLUÇÃO NO NOSSO CICLO MENSTRUAL?

#ciclo #menstrual #menstruação #sustentavel #sustentabilidade #ecologico #sagradofeminino #cháfeminista #feminino #sagradofeminino #feminisno #feminista #feministtea #feminist

Somos uma revolução silenciosa empoderando mulheres através de um oráculo de chás

© 2018 por THE FEMINIST TEA. Orgulhosamente criado com Wix.com