<< FRETE GRÁTIS PARA COMPRAS ACIMA DE R$ 300 >> << ENTREGAMOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL >>

Blog

A melhor época do ano pra se beneficiar dos chás!

Solstício de Inverno é um fenômeno da astronomia que marca o início do inverno. Nesse dia, um dos hemisférios (norte ou sul) recebe os raios do Sol de forma oblíqua (inclinada). Isso faz com que esse hemisfério receba menos iluminação solar e, portanto, menos calor.

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o solstício de inverno ocorre sempre no dia 20 ou 21 de junho. Já no Hemisfério Norte, onde estão os Estados Unidos e a Europa, o solstício de inverno ocorre entre os dias 20 e 21 de dezembro. Hemisférios são as duas metades do globo terrestre, que é dividido ao meio pela linha do Equador.

No dia em que ocorre o solstício de inverno, a duração das horas claras é a menor possível e é marcada como a noite mais longa de todo o ano. É claro que de um dia para o outro não ocorrem grandes quedas de temperatura, as estações transitam umas dentro das outras. Não existe botão de “liga” e “desliga” entre elas, estamos falando da natureza e como tudo, é preciso um tempo até o esfriamento e/ ou aquecimento devido a grande quantidade de água presente no planeta Terra, como a água possui grande capacidade térmica, leva um tempo até variar a sua temperatura.

 

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos relacionados com o movimento aparente do Sol e a inclinação da Terra.

Nao é atoa que todo mundo busca tomar mais chas no inverno, é um costume forte tanto no ocidente quanto no oriente.

NO OCIDENTE: A endocrinologista Flavia Junqueira, da Clínica Goa Health Club aponta que “O consumo de chás se torna especialmente atrativo agora no inverno, já que a bebida é preparada a partir de folhas sob infusão na água quente. Essas bebidas podem ser ótimas aliadas no bom funcionamento do corpo, porém, devemos estar atentos às propriedades específicas para cada tipo de chá". 


Ela aponta que o chá verde, por exemplo, tem como principal ativo os polifenois, que auxiliam na diminuição do colesterol ruim, além de ser excelente fonte de antioxidantes. Já o chá preto apresenta características semelhantes, mas possui maior concentração de cafeína, de forma que seu consumo é mais recomendado antes das 18h para não comprometer o sono. Outros ainda podem estimular o apetite como alecrim, agrião e camomila; têm efeito digestivo, como hortelã, porangaba e boldo; e têm propriedades calmantes, como hortelã, melissa e alface.  

 

NO ORIENTE: No ayurveda as estações do ano são divididas em 6 e o inverno é uma das que se necessita atenção em dois momentos, no começo e no final.

A atmosfera fria traz bloqueio à dissipação do calor corporal, que, por sua vez, aumenta o nosso poder digestivo e a capacidade de digestão. Assim como o planeta em que vivemos, o nosso corpo é formado em grande parte por água e esse aumento da capacidade e eficiência digestiva é sentido aos poucos. Na ausência de alimentos adequados, este forte fogo digestivo ou agni, persuadido pelo ar, quebra os tecidos do corpo (dathus). Portanto, é aconselhável consumir sabores doces, azedos e salgados que são mais difíceis de serem digeridos e forneceriam o aporte calórico e energético necessários neste momento de grande poder digestivo.

Alimentos quentes, substanciosos e oleados são indicados num primeiro momento, ja que fornecem substrato adequado para o aquecimento do corpo e manutenção de sua vitalidade, como caldos, sopas e chás. Além de técnicas da ayurveda de aquecimento do corpo como auto massagem com óleos quentes, como o de gergelim, e swedana, técnica de sudação.

Postagem mais antiga
Postagem mais recente