<< FRETE GRÁTIS PARA COMPRAS ACIMA DE R$ 300 >> << ENTREGAMOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL >>

Blog

O DIA DAS BRUXAS E A NECESSIDADE DE HONRAR AS MULHERES QUE VIERAM ANTES

A palavra bruxa no idioma sânscrito (a língua sagrada da índia) significa mulher sabia. Em latim, a palavra bruxa significa larva de borboleta. Somando os dois significados, podemos dizer que ser bruxa é ter a sabedoria e o poder de se autotransformar. Como não ignoramos a simbologia, o místico, o intangível, a gente gosta bastante dessa abordagem.
 
Mas trazendo pro mundo dos homens, quem foram as bruxas? Quem foram as bruxas na sociedade em que vivemos hoje? Foram mulheres que falaram não: não se adaptavam ao papel da mulher da época, recusaram a domesticação, questionaram as leis, foram as mulheres selvagens e conectadas com a natureza, com suas crenças e medicinas naturais, que negava a medicina comercial dos homens…. Nesse sentido, da pra notar um paralelo claro com as feministas que hoje exercem esse papel de falar não, de resistir, existir e criar sua própria lógica fora da lógica patriarcal que nos foi imposta.
 
Fato é que até meados da Idade Média, as regras morais do Cristianismo ainda não tinham penetrado a fundo nas massas populares. Existiam ainda muitos núcleos do paganismo (inclusive a origem do paganismo remota a pessoas rurais, as "não civilizadas"). As regras só eram válidas para as classes dominantes. A igreja foi quem relacionou à transgressão sexual à transgressão da fé, e a partir dai passou a punir as mulheres por isso, e com elas, toda uma cultura rural, selvagem e natural.
 
Precisamos reconhecer a luta de cada mulher que foi resistência. Reconhecer e honrar nossas maes, avos, bisavós, nossas ancestrais. Reconhecer e honrar a luta de cada movimento feminista em diversos lugares do mundo. Reconhecer e honrar todas as feministas que lutaram antes de nos, que sofreram, que se sacrificaram. Reconhecer a realidade, e honrar com amor, trazendo pro presente toda essa força do passado.
 
Como disse a maravilhosa Silvia Fererici "Temos que lutar para garantir que não sejamos queimadas de novo. Tentaram matar essas mulheres e sufocar essa luta, mas continuamos aqui." Afinal, ainda temos muito pra conquistar. Ate hoje, buscamos um mundo onde possamos ser de nós mesmas - e não mais propriedade do pai ou do chefe ou do marido, onde nossa integralidade de mulher selvagem possa existir, gritar, latir, gozar, parir…. Mas esse mundo ainda não existe do ponto de vista social. Então a saída é criar esse próprio pequeno grande mundo de si mesma. Pra gente, no nosso mundo, os chás são nossas poções magicas :) ​
 
Feliz dia das bruxas, para as mulheres livres, revolucionárias, indomáveis, deusas da magia, movidas pela alma, desnudas de seus medos e tabus,. A humanidade sempre teve medo de mulheres que voam, sejam elas bruxas, sejam elas livres.

Tag:

Postagem mais antiga
Postagem mais recente