<< FRETE GRÁTIS PARA COMPRAS ACIMA DE R$ 300 >> << ENTREGAMOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL >>

Blog

Reflexão pro dia dos professores

Hoje a gente queria trazer uma reflexão importante: Já parou pra pensar porque os professores são tão desvalorizados? 
Bom vamos lá, existem muitas questões políticas e econômicas envolvidas aqui, e nesse texto a gente quer trazer o fator gênero que também implica na desvalorização dessa profissão. Por que? O trabalho dos professores - principalmente os que ensinam crianças e adolescentes - é um trabalho de cuidado tal como: enfermeiras, psicólogas, pedagogas, faxineiras e etc...  Numa sociedade de raiz patriarcal como a nossa, esse trabalho foi direcionado principalmente às mulheres e colocado num lugar coadjuvante, e consequentemente, desvalorizado - por isso, mal pago 🤬🤬🤬
 
A divisão do trabalho numa sociedade capitalista patriarcal deixa sempre os homens nas posições de poder, dinheiro e mais status, nas capas de revistas de negócios por exemplo, e as mulheres em posições coadjuvantes. O trabalho das pessoas que cuidam, não só das crianças e adolescentes,  mas também como dos idosos, embora seja crucial para o desenvolvimento de um país, vem sendo recorrentemente subestimado.
 
Segundo relatório do OXFAM, professoras, enfermeiras, faxineiras, trabalhadoras domésticas e cuidadoras são em geral mal pagas, têm poucos benefícios e trabalham em horários irregulares, além de sofrerem problemas físicos e emocionais.  A Oxfam calculou que esse trabalho agrega pelo menos US$ 10,8 trilhões à economia e que a maioria desses benefícios financeiros reverte para os mais ricos, que em grande parte são homens, avalia o estudo.
 
A gente queria aqui deixar nosso abraço e gratidão a todas pessoas que abraçam essa profissão com tanto amor, e dizer que sonhamos com um mundo onde o cuidado seja devidamente valorizado!!!

Tag:

Postagem mais antiga
Postagem mais recente