<< FRETE GRÁTIS PARA COMPRAS ACIMA DE R$ 300 >> << ENTREGAMOS EM TODOS OS ESTADOS DO BRASIL >>

Blog

6 passos para lidar com a ansiedade

Que atire a primeira pedra quem nunca se sentiu ansiosa por algum motivo, né manas? A ansiedade é algo tão comum que é difícil imaginar que alguém seja completamente imune à ela, afinal, quem nunca se sentiu ansiosa antes de algum evento importante? Ela pode se apresentar de diversas formas, frequências e intensidades, e é isso que determina se ela é uma ansiedade dentro dos padrões normais ou se ela é patológica. 


É normal nos sentirmos ansiosas de vez em quando, mas às vezes os sintomas extrapolam e percebemos que algo não vai bem. Se você sente que isso atrapalha o seu desempenho ao longo do dia e prejudica a sua qualidade de vida, busque ajuda e repense os hábitos quanto antes! 


Pense em alguma situação na qual você tenha se sentido ansiosa. Lembre dos sintomas que apareceram. Eles foram proporcionais à situação ou você teve a impressão de que eles foram muito além do necessário? Você se sente ansiosa em momentos específicos e de vez em quando ou sente que essa tensão e estado de vigília te acompanham diariamente? Se atente aos sinais que o teu corpo te dá.


Existem algumas pequenas práticas diárias que ajudam e MUITO no controle da ansiedade! Aplicando elas na tua vida, muita coisa pode melhorar.

1.VÁLVULAS DE ESCAPE: As válvulas de escape, como o próprio nome já diz, são atividades feitas diariamente, que aliviam a tensão e o estresse. Elas funcionam de fato como um “escape” das tensões do dia a dia.

São atividades que você gosta de fazer e que te façam bem (mas nada de ficar usando o celular, por exemplo, pois ele por si só já gera ansiedade). Leitura, atividades corporais, atividades artísticas e por aí vai. É muito importante incluir válvulas de escape na nossa rotina diária! Se você é ansiosa, para ajudar no controle e se você não é, para prevenir e ter saúde num geral, afinal, se cuidar e fazer coisas que gostamos é muito importante para a nossa saúde mental e deveria ser considerado prioridade!

2. DURMA BEM: Um sono de qualidade é um item extremamente importante, já que uma noite mal dormida e a ansiedade eram um ciclo. Se você não dorme bem, você está mais propensa a se sentir ansiosa, e se você se sente ansiosa, é mais provável que você não tenha um sono de qualidade. Ou seja: para controlar e também se prevenir, é importante dormir bem. Além disso, o sono exerce algumas funções de extrema importância, como o fortalecimento do sistema imunológico, a produção e liberação de hormônios importantes pro funcionamento do corpo e o favorecimento da memorização e do aprendizado. Quando dormimos, nosso corpo e nossa mente descansam, revitalizando-nos para o dia seguinte. 

Se você tem dificuldades para dormir, busque fazer um ritual do sono. Planeje o momento antes de dormir! Diminua as luzes do ambiente que você está pelo menos 1h antes de dormir, faça atividades relaxantes como automassagem, tomar um chá ler, pintar, escrever (mas nada voltado ao trabalho, ein?), e evite o uso do celular, tv e computadores. A luz artificial desses dispositivos atrapalha o teu corpo a entrar no estado de sono, já que ela pode cortar a secreção de um hormônio chamado melatonina, que age diretamente nos padrões de sono.

3. SE EXERCITE: A atividade física vai muito além de gerar saúde e bem estar pro corpo, mas seus efeitos na saúde mental são diversos! Fazer alguma prática física pode auxiliar tanto no sono quanto nos níveis de ansiedade e estresse, já que ao fazer alguma atividade física, seu corpo responde liberando dois neurotransmissores importantíssimos para o bem estar, o bom humor e a felicidade: a serotonina e a endorfina, que ajudam no controle e no combate da ansiedade por proporcionarem um bem estar geral. Além disso, quando você se exercita, o seu corpo se sente mais cansado, favorecendo para uma boa noite de sono e como vimos no item anterior, quando você dorme bem, menos ansioso você fica. Percebem como é um ciclo?

4. CHÁS: Além dos hábitos e práticas que podemos usar no nosso dia a dia, as ervas medicinais também podem nos auxiliar e muito nessa questão. Existem diversas ervas com propriedades calmantes e relaxantes que ajudam a ter uma boa noite de sono e a acalmar o estresse e a ansiedade. Alguns exemplos de blends que podem ajudar são o Simone e o Virgínia, que tem em sua composição várias ervas calmantes, como por exemplo a Camomila, a queridinha (e suuuuper eficiente) para esses casos. Esses dois blends trazem um acolhimento gostoso, calma, relaxamento e ajudam a dormir.

5. RESPIRAÇÃO: Se você já teve alguma crise de ansiedade sabe muito bem como a respiração é afetada nesses casos né? Na grande maioria das vezes nós respiramos superficialmente, fazendo a respiração peitoral (o ar vem somente até o peito), sendo que o certo é levar o ar até a barriga, ou tecnicamente falando, fazer a respiração diafragmática. Você já viu um bebê respirando? Percebe como a barriguinha dele se expande a cada inspiração? Essa é a respiração correta! Quando respiramos superficialmente, não conseguimos oxigenar as nossas células suficientemente, o que pode afetar em diversos fatores, inclusive na ansiedade e no estresse. Respirar direito e com atenção nos traz para o momento presente, relaxando a mente e acalmando. 

Uma técnica de respiração muito fácil que você pode aplicar na tua rotina é a seguinte: Sente confortavelmente em algum lugar, feche os olhos e comece a respirar. Aos poucos, se torne cada vez mais consciente da tua respiração e busque levar o ar até a barriga (ao inspirar você vai perceber a barriga expandindo). Com essa respiração, passe a contar. Inspire em 4 segundos e expire em 6 (se conseguir pode expirar em 8). Essa respiração vai te deixar muito mais calma e presente.

6. PASSE PRO PAPEL: Uma técnica incrível para lidar com a ansiedade, é passar para o papel tudo que estiver na mente. E isso, você vai fazer como achar melhor! Listas, mapas mentais, esboços, rabiscos… tem pra todos os gostos e estilos. O importante nesse caso, é você realmente sentir a sua mente mais leve. Passando pro papel as informações mentais, você permite diminuir a sobrecarga da sua mente e também tem a certeza e a segurança de que as informações estão seguras e intactas naquela folha. Você não vai esquecer de nada.

Essas são algumas ferramentas muito boas e importantes para o controle do estresse e da ansiedade que podem ajudar muito você. São nas pequenas mudanças de hábito e rotina que atingimos uma saúde plena e de qualidade!

Autora: Gabriela von Atzingen

Postagem mais antiga
Postagem mais recente