Chegou 2021 e sabemos que muitas pessoas, como nós, vão começar a planejar seu ano, pensando em seus objetivos e suas metas. Não precisa ter pressa, não, todo dia é dia de repensar e definir novas intenções pra nossa vida!!!
Hoje estamos publicando essa sugestão com 21 objetivos que você pode adicionar nas suas metas de 2021. Você pode escolher quantos quiser, e espalhar pra todo mundo, achamos que qualquer uma dessas intenções nos ajudará a ter um 2021 ainda mais feminista :)
Por que isso ainda é necessário?? 2020 foi um ano duro pras mulheres..... Regredimos 30 anos do espaço das mulheres no mercado de trabalho por serem as mulheres ( e as crianças) as mais prejudicadas e sobrecarregadas pela pandemia, tanto no aspecto financeiro quanto no aspecto emocional. Terminamos o ano completamente exaustas de cuidar de tudo de todos e de um caos de home office, de tentar trabalhar, cuidar da família, cuidar de si mesma e tomar varias tombos...Em SP, aumentamos apenas 1 vereadora na Câmara dos Vereadores de SP, representando o resultado pífio de mais mulheres na política nas eleições 2020. Vimos casos como o da Mari Ferrer, da deputada Isa Penna, da juíza Viviane Arronenzi assasinada no dia de natal pelo ex companheiro.....
Existem alguns pilares fundamentais pra melhorar a vida das mulheres feminino como saude, segurança, dinheiro, reconhecimento, direitos, trabalho....
O que você pode fazer pra melhorar isso?
- Leia livros escrito por mulheres, poesias, podcasts, filmes, arte. Apoie a criação de mulheres.
- Apoie uma ONG, projeto, coletivo, causa feminista, não so com amor, mas com doações também.
- Compre de mulheres, contrate mulheres, priorize gerar renda pra mulheres.
- Organize suas finanças, assuma o controle da sua vida financeira. O dinheiro é fundamental pra uma mulher empoderada no mundo capitalista em que vivemos. Não terceirize a gestão da sua grana.
- Autocuidado todo dia: reserve pequenos momentos pra cuidar de você, respirar, orar, descansar, toma um cha.
- Saúde em primeiro lugar: alimentação, exercícios, bons sono, você é a sua melhor amiga, se cuida!
- Cuide da sua casa, estar num ambiente gostoso é fundamental pra saude emocional.
- Estude sobre direitos das mulheres, questões polemicas como aborto, saude, segurança, dinheiro, é politico sim, e é importante.
- Apoie mulheres na politica não so nas eleições, siga, compartilhe, leia, não deixe as pautas femininas morrer.
- Invista em mulheres e em empresas que buscam equidade, cuide melhor dos seus investimentos.
- Compartilhe, siga, de likes em conteúdos em que você acredita.
- Não duvide da competência de mulheres, não chame mulheres de loucas ou de ruins.
- Compaixão com as mulheres, elas estão todas enfrentando grandes lutas.
- Aproxime-se de mulheres com vidas diferentes da sua, escute, aprenda, reconheça seus privilégios, crenças e preconceitos. Reconhecer nossa bolha é fundamental pra sair dela.
- Não existe feminismo se não for antirracista: entender a questão das mulheres negras é fundamental, leia Angela Davis, leia Djamila.
- Compaixão com si mesma: não se cobre tanto mana, tenha paciência com si mesma.
- Natureza: tente ter uma vida mais sustentável pra regenerar a mãe terra, cuidado com lixo que você gera, produtos que consome, e etc. A terra é mulher.
- Cesta de supermercado feminista: quantos produtos que você consome diariamente geram renda pra mulheres? Essas empresas/marcas sao antirracistas?
- Fale NAO, sempre que preciso: colocar limites é um grande sinal de autoamor.
- Elogie suas amigas, engrandeça as mulheres a sua volta, biscoito é de graça e todo mundo gosta.
- Cuide das pequenas garotas e todas as crianças a sua volta pra crescerem com a cabeça mais aberta.
- BONUS: cuide das feridas que existem com as mulheres da sua família, sororidade começa em casa, e so vamos conseguir nos unir quando perdoarmos e amarmos as mulheres da nossa família - faça terapia.
Sabemos que a jornada é longa: não fica aflita, não tenha pressa. Toma um chá, e bora!!!
Devagarzinho e sempre, desistir jamais!!!!